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12/09/17 09:21

DENIM MEETING

Juliana Rizzo ministra Workshop sobre direcionamento de Pesquisa de Moda

Juliana Rizzo ministra Workshop sobre direcionamento de Pesquisa de ModaA coordenadora de moda Juliana Rizzo que trabalhou em diversas marcas jeanswear como o grupo Zune e a Disparate, apresentou em agosto o Workshop "Direcionamento de pesquisa de moda, linkando Criação ao Comercial", onde abordou sobre a história do denim, as inúmeras possibilidades de uma peça que perdura por tanto tempo e que é tão versátil, além de comentar sobre a importância da pesquisa de moda. "As mudanças no comportamento humano e de consumo são muito rápidas, precisamos saber para quem estamos criando. Atualmente as pessoas estão buscando mais individualidade, portanto não adianta copiar as tendências, mas sim interpretar o desejo de seu cliente", afirmou Juliana.

É importante saber o que é moda, em primeiro lugar, para depois investir nas diferentes influências. " É necessário treinar o olhar, ser um bom observador", comentou Juliana. E saber separar o que é tendência e o que é modismo onde entram muitas diretrizes como o streetstyle, onde a moda de rua, muitas vezes, chama mais atenção do que as passarelas. Os e-commerces que vêm ganhando força, séries que inspiram, blogueiras, digital influencers, youtubers e a moda artesanal e colaborativa que pipocam por vários cantos do país. "É importante olhar para dentro, para o nosso país, às vezes, a informação está do nosso lado", disse Juliana.

Dentre as "Macro Tendências", Juliana destacou que estamos na era da empatia, igualdade e diversidade de gêneros, empoderamento feminino, vida saudável, sustentabilidade e, busca interior. E como direcionar uma pesquisa de moda? É preciso saber por que e para quem se está pesquisando, mesclando a identidade da marca e o público-alvo (gênero, faixa etária e classe social ), construindo a imagem que se pretende atingir. Juliana sugere a criação de um painel ou cartilha para que seja compartilhada com a equipe de criação e seus principais parceiros.

Em seguida, deve-se criar o Tema da Coleção que une a proposta de valor e, tendências. O Mood Board ( painel de inspirações) deve ser criado em cima do tema e é muito importante colocar os elementos inspiracionais juntamente com os tecidos, formas, cartela de cores, aviamentos, acessórios e croquis.

Definindo a Coleção

Para a criação de uma coleção, Juliana destacou quatro passos:

- definição das bases (shapes ) baseados nas principais vendas de produtos;

- escolha dos tecidos, sabendo explorar ao máximo, cada um, incluindo aí as cores das linhas;

- escolha das tonalidades em lavanderia, traçando as cores de acordo com as linhas;

- desenvolvimento dos principais aviamentos, etiquetas externas, internas, botões, rebites, enfeites e tags.

Na segunda parte do Workshop, Juliana propôs aos participantes a criação de um Mood Board à partir de imagens de revistas, catálogos, etiquetas e aviamentos para desenvolver uma possível coleção, abordando o público-alvo e seu lifestyle.

Fonte | Assinatura: VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR

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