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24/03/16 10:12

MERCADO TÊXTIL

INVISTA reúne profissionais do mundo têxtil para apresentar novas tecnologias

INVISTA reúne profissionais do mundo têxtil para apresentar novas tecnologiasNos dias 16 e 17 de março, a INVISTA, detentora da marca LYCRA® , realizou no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, o fórum LYCRA® Moves™Brasil para discutir, inspirar e criar oportunidades de negócios aos seus parceiros na cadeia têxtil. A iniciativa busca, segundo Denise Sakuma, Diretora de Negócios da INVISTA para América Latina, colocar em pauta soluções e oportunidades relevantes para uma retomada no mercado têxtil.

O evento foi composto por uma série de palestras com temas variados sobre economia, soluções de varejo e novidades tecnológicas para os segmentos de moda íntima, praia, fitness e denim e contou com palestrantes internacionais da própria INVISTA e de empresas como Euromonitor, Banco Itaú, ABIT e Millward Brown., além de um ambiente lúdico com referência à esses diferentes universos.

Soluções como esta são sempre bem-vindas pois trazem informações e inspirações que oxigenam o pensamento dos profissionais da cadeia têxtil e, se considerarmos o timing em que o evento aconteceu - em meio a toda turbulência política vivida no Brasil nos últimos dias - este respiro deve ajudar muitos empresários e gestores a focarem no que realmente importa: direcionar suas empresas a buscarem soluções inovadoras para vencerem estes tempos difíceis.

O Guia Jeanswear acompanhou em detalhes a palestra de Jean Hegedus, especialista global da INVISTA em Denim, que apresentou as últimas inovações tecnológicas e lista aqui as informações mais relevantes sobre a palestra:

Jean falou sobre a tendência dos tecidos em denim com Super Stretch, lançados por Adriano Goldschmidt há alguns anos e que se espalhou rapidamente em todos os mercados. Estes tecidos passaram a apresentar um percentual de stretch entre 40% e 45%, bem superior aos primeiros tecidos com elastano que eram de 20% a 25% de stretch.

Contudo, o principal problema destes artigos é que, após ser esticado, eles não retornavam completamente ao comprimento original deixando, muitas vezes, pontos moles e soltos nas calças, especialmente nas partes onde há maior pressão para elasticidade, como joelho e cintura. Para resolver esta questão, a INVISTA desenvolveu a chamada linha dualFX(R) que inovou ao juntar no fio feito com o elastano LYCRA®, o fio T400(R), bicomponente que oferece maior estabilidade ao tecido. Assim, conseguiu aliar ao super stretch, a característica de ser estável. Segundo Jean a LYCRA®fez uma parceria com a marca de jeans americana American Eagle em uma linha especial de jeans com a tecnologia dualFX(R) para homens e mulheres. As peças foram identificadas com etiquetas explicativas e material de ponto de venda com um aumento de 6% no total desta linha. A surpresa ficou por conta do público masculino que optou por peças com maior elasticidade. Para usar esta nova tecnologia a tecelagem que produz o jeans tem que investir na aquisição de acessórios para as máquinas de fiação que permitem colocar, ao mesmo tempo os fios LYCRA® e T400(R). Ela comentou que no Brasil o fabricante Pinter oferece estas máquinas e que fabricantes como Canatiba e Santista já trabalham há alguns anos com a tecnologia.

MERCADO JEANSWEAR

Dentre as pesquisas de mercado patrocinadas pela INVISTA a empresa observou que a característica mais valorizada por homens e mulheres ao comprar um jeans é o caimento. Conforto e durabilidade vêm em seguida. A pesquisa revelou também que 80% das mulheres estão muito ou extremamente interessadas em adquirir calças jeans que valorizem o corpo. Nos EUA, Reino Unido e Alemanha as mulheres se preocupam mais em diminuir a barriga e na França as mulheres buscam soluções para diminuir o quadril e as coxas.

Para atender a este público, a INVISTA desenvolveu a plataforma LYCRA® Beauty com parâmetros para classificar o tecido jeans como ideal para peças justas que modelam o corpo, sem prejudicar o conforto de quem usa. Para chegar a este padrão, a INVISTA realizou diversos testes em laboratório medindo a força que o tecido faz quando a pessoa se movimenta e o nível de retorno à posição original no corpo do usuário. Dentre os requisitos para ser aprovado no padrãoLYCRA® Beauty para jeans, o tecido deve apresentar uma recuperação acima de 80%, um stretch acima de 40% , um encolhimento menor que 13% após 3 lavagens e uma força inferior a 2.500g nos pontos de maior pressão durante os movimentos. Veja o vídeo abaixo para entender melhor como funciona o teste:



O objetivo de se trabalhar com este padrão é oferecer às tecelagens a possibilidade de chegar a um tecido com o melhor desempenho possível para fazer peças com caimento e conforto. Assim as tecelagens podem mandar os tecidos para a INVISTA que poderá avaliar se estão dentro dos padrões definidos ou se pontos precisam ser melhorados. Para as marcas e os consumidores, o LYCRA® Beauty para denim oferece uma forma fácil de identificar os tecidos e peças dentro deste padrão de qualidade.

Outro ponto interessante é que o público masculino está cada vez mais interessado em peças com o conforto do elastano. Segundo pesquisa realizada pela INVISTA 83% dos homens se dizem interessados por peças que aliem conforto e durabilidade. Na China este número chega a 94%. A pesquisa ainda mostrou que 22% dos homens brasileiros estão dispostos a pagar 30% a mais para ter uma peça premium que alie estas características, 26% estão dispostos a pagar 20% por este premium e 24% dispostos a pagar 10% a mais.

Por fim Jean apresentou o padrão LYCRA® Hybrid que oferece parâmetros de conforto e usabilidade para os tecidos de malha em jeans. As construções de tecido com os padrões LYCRA® Beauty e LYCRA® Sport podem ser usados para a nova linha de tecidos que alia o conforto da malha com o look incrível do jeans. Novamente esta tecnologia serve como standard para a indústria desenvolver tecidos que ofereçam o conforto e garantam a qualidade das peças. Para divulgar este novo produto, a LYCRA® fez um vídeo onde apresenta as peças para estudantes de moda de Nova York e da faculdade de Jean em Amsterdã e mostra a reação deles ao conhecer e usar as peças. O vídeo é bem legal e você pode assistir aqui, mas o que achamos mesmo legal foi conhecer a Jean School, a primeira faculdade de jeans.



FEIRAS E MARCAS

Segundo Jean as principais feiras jeanswear mundiais, atualmente são a KingPinsque acontece em Nova York, Amsterdam e Hong Kong e a Denim PV. A próxima que acontece é a KingPins em abril e contará com a participação da LYCRA®. Sobre as marcas do segmento denim, ela comentou que o trabalho que a American Eagle fez com eles foi super bem sucedido e que eles passaram a usar diversas outras tecnologias da LYCRA®, melhorando muito a qualidade dos produtos. Outra marca que ela disse ser sempre uma referência em jeanswear é a Levi`s que vive inovando e lançando produtos interessantes.

Fonte | Assinatura: FABIO SANDES | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR

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